segunda-feira, 29 de junho de 2009

Para você, qual o significado dessa foto?




















Atualmente a produção anual de lixo em todo o planeta é de aproximadamente 400 milhões de toneladas.
O que fazer e onde colocar tanto lixo é um dos maiores desafios deste final de século.

Calculo da área da foto com o teorema do pick 8ª semana

Acesse o link abaixo para ver o exemplo co calculo da área através de uma foto, com auxilio do R.E.C.e do Teorema do Pick.
http://www.4shared.com/file/114933266/35dcc2f5/rea_lixo.html

Objeto de Aprendizagem - Semana 7 - Jaqueline da Silva Torres

Envio de link para acesso a tarefa 7 - sobre reciclagem.

http://www.4shared.com/file/113945207/466de8a7/Tarefa7_Jaqueline_da_Silva_Torres_Reciclagem.html

Objeto de Aprendizagem da 7ª semana_José Luis Miranda Antunes

Link http://www.4shared.com/file/113752094/979fa643/salvar_o_planeta_reciclando.html

Objeto de Aprendizagem - Semana 7 _Josyelle Marinho Barbosa

Reciclar é economizar energia, poupar recursos naturais e trazer de volta ao ciclo produtivo o que jogamos fora. A palavra reciclagem foi introduzida ao vocabulário internacional no final da década de 80, quando foi constatado que as fontes de petróleo e outras matérias-primas não renováveis estão se esgotando. Mesmo assim, o assunto parece não interessar grande parte da população, o que é lamentável.
A produção de lixo vem aumentando assustadoramente em todo o planeta. O lixo é o maior causador da degradação do meio ambiente e pesquisas indicam que cada ser humano produz, em média, pouco mais que 1 quilo de lixo por dia. Desta forma, será inevitável o desenvolvimento de uma cultura de reciclagem, tendo em vista a escassez dos recursos naturais não renováveis e a falta de espaço para acondicionar tanto lixo.






Referência bibliográfica

ADAMS,Berenice Gehlen Reciclando Conceitos: Reciclagem do lixo – muito mais que uma solução. Disponível em http://www.apoema.com.br/textos1.htm. Acesso em junho de 2009

ADAMS,Berenice Gehlen Reciclando Conceitos: Benefícios da reciclagem. Disponível em http://www.apoema.com.br/textos1.htm. Acesso em junho de 2009

Objeto de Aprendizagem_ José Luis - Reciclar para sobreviver

Link do OA

http://www.4shared.com/file/112488988/3f2dbd69/reciclar_para_sobreviver.html

Objetos de Aprendizagem - Matemática e a Reciclagem - Jaqueline da Silva Torres

Segue o link para visualização do OA

http://www.4shared.com/file/112557557/78892093/tarefa_da_semana_6-_jaqueline_da_silva_torres_v1.html

Objetivos de Aprendizagem- Josyelle

O que são objetos de aprendizagem?

Os Objetos de Aprendizagem podem ser compreendidos como “qualquer recurso digital que possa ser reutilizado para o suporte ao ensino” (WILEY, 2000, p. 3). Os estudos sobre OA são recentes, de forma que não há um consenso universalmente aceito sobre sua definição. Os OA podem ser criados em qualquer mídia ou formato, podendo ser simples como uma animação ou uma apresentação de slides ou complexos como uma simulação. Os Objetos de Aprendizagem utilizam-se de imagens, animações e applets, documentos VRML (realidade virtual), arquivos de texto ou hipertexto, dentre outros. Não há um limite de tamanho para um Objeto de Aprendizagem, porém existe o consenso de que ele deve ter um propósito educacional definido, um elemento que estimule a reflexão do estudante e que sua aplicação não se restrinja a um único contexto (BETTIO; MARTINS, 2004).

Link para OA
http://www.4shared.com/file/112278770/e8f97052/Reciclagem_1_.html

domingo, 28 de junho de 2009

Matemática e Reciclagem

Informática Educativa II :: Projeto de Aprendizagem

Nome do Aluno: Grupo Desbravadores – Jaqueline Torres, José Luiz e Josyelle

Disciplina e anos envolvidos:


*Biologia / Geografia / Matemática / Sociologia.

* Alunos do Ensino médio - pertencentes ao 1º Ano.

* Faixa etária entre 15 e 17 anos.

Tema central:

Análise e representação gráfica de reciclagem na Região dos Lagos.


Temas de apoio:


* Interpretação de fenômenos naturais;

* Cálculos de quantidade de material reciclado;

* Previsões e confirmações de fato ligados à reciclagem;

* Representações gráficas diversificadas;

* Determinar a área necessária para construção dos pavilhões de estocagem e reciclagem do lixo.


Justificativa:

É cada vez mais evidente a preocupação em desenvolver jovens cidadãos informados, críticos e participativos. Embora, aparentemente, a Escola esteja procurando dar resposta a esta preocupação (por exemplo com a introdução na grade curricular da disciplina voltada para a Formação da Cidadania), é obviamente necessário ir mais além, proporcionando aos alunos situações interdisciplinares que concorram para esse objetivo. A educação matemática não pode ser pensada como estando desligada do contexto social em que estamos inseridos. É necessário contribuir para que a idéia da matemática como uma disciplina científica evolua para uma visão mais abrangente, e os alunos realizem a importância da matemática como elemento com o qual a sociedade organize uma parte substancial das suas atividades. Esta opção passa, necessariamente, pelo envolvimento dos alunos em atividades que façam uso explícito das relações da matemática com questões de natureza social e política.

Colocar a educação matemática em diálogo com a construção da cidadania implica considerarmos os conhecimentos matemáticos como algo que permite compreender melhor a realidade da sociedade atual e refletir sobre ela num sentido de transformação. Criar com os alunos oportunidades para o desenvolvimento de uma atitude crítica relacionados aos modelos matemáticos que são extensivamente utilizados no planejamento e organização social, levá-los a entender os problemas sociais como algo complexo em que a matemática está inserida não só como uma dimensão relevante mas também podendo ser um poderoso instrumento de análise.

Um dos problemas que tem vindo a emergir, cada vez com mais importância na sociedade atual, é o da gestão dos resíduos decorrentes da vida das cidades. Mas esta problemática só chegou recentemente à Escola e começou a fazer parte das preocupações dos educadores. Acredita-se que através da educação, desde o jardim de infância até à educação não formal, será possível no espaço de duas ou três gerações transformar radicalmente os hábitos e as opções dos consumidores, no sentido de os levar a tomar consciência da economia do consumo nos seus diferentes níveis. Esta questão tem assim múltiplas dimensões que a Escola deve abordar. A disciplina de matemática tem, certamente, um papel na análise das situações e dos problemas que a gestão do lixo implica.

POR QUE RECICLAR?

* A reciclagem poupa energia elétrica;

* A reciclagem de uma garrafa de vidro economiza energia elétrica suficiente para manter acessa uma lâmpada de 100 watt por quatro horas;

* A reciclagem de uma lata de alumínio economiza energia elétrica suficiente para manter acessa uma lâmpada de 60 watt por três horas;

* 1/3 do lixo urbano é formado por embalagens;

* Uma lata de lixo permanece por 200 anos sem se decompor e volta a fazer parte da terra;

* Isopor é lixo permanente. Alem de ser feito com produtos que destroem a camada de ozônio, permanecem no ambiente por mais de 500 anos;

* Nos Estados Unidos consomem-se 2,5 milhões de garrafas plásticas por hora!

* O consumo insustentável dos países ricos poderá aumentar de quatro ou cinco vezes o volume do lixo produzido até 2025;

* Precisamos reduzir o consumo, reutilizar matérias, reciclar e preciclar.


Objetivos Gerais:


* Trabalhar os tipos de função;

* Identificar seu tipo e característica;

* Representá-la graficamente;

* Encontrar as variáveis e os pontos críticos ou notáveis da mesma.

* Trabalhar e explorar a geometria quanto a perímetro, área e volume de ocupação.


Objetivos Específicos:


* Estabelecer o paralelo entre o estudo de função e o cotidiano;

* Entender os vários tipos de representação gráficas utilizadas de acordo com o assunto;

* Trabalhar de forma colaborativa na construção do conhecimento.

* Mostrar que a reciclagem permite usar o espaço de forma a não degradar o meio ambiente.


Enfoque Pedagógico:


Buscando uma nova concepção escolhemos esses três enfoques, devido a sua maneira de abordar a Educação.


* Construtivista


-O professor propõe e organiza uma série de situações com diferentes obstáculos, bem como as diferentes fases de investigação, formulação, validação, e institucionalização.

-Organiza a comunicação da aula, propõe no momento adequado os elementos convencionais do saber (notações e terminologia).
- O aluno ensaia, busca, propõe soluções, confronta-as com as de seus colegas, defende-as e as discute.
- O saber é considerado dentro de sua própria lógica.


* Pós-construtivista,


A aprendizagem é vista como um resultado das relações sociais, uma proposta do interacionismo, no qual o pensamento é construído aos poucos e a partir de contexto histórico e social.


* Sócio Interacionista


É a interação para que haja o desenvolvimento humano focado nas relações entre pessoas através de ações que visam uma melhor convivência entre elas.


Recursos tecnológicos:


* Documentos compartilhados;

* Criação de um Blog para postagem das questões produzidas e/ou pesquisadas;

* Software de edição textos e edição gráfica;

* Softwares matemáticos: Geogebra e ReC;

* Google Docs – Elaboração e compartilhamento de informações;

* Youtube - Pesquisa de vídeos relativos ao assunto.


Etapas e suas estratégias de realização:


* Apresentação dos fatos da pesquisa com exposição formal e através de um blog;

* Pesquisa dos temas sociais e fenômenos naturais;

* Elaboração de questionamentos motivadores voltados para pesquisas e análise;

* Apresentar aos grupos, questões do cotidiano;

* Visitação a um lixão e posterior a uma usina de reciclagem do lixo;

* Elaboração de problemas motivadores em relação à pesquisa envolvida;

* Publicação dos problemas em um blog.


Definição de papéis:


Professor:

* Mediador da pesquisa inicial e abrangente

* Orientador técnico das novas tecnologias e das novas ferramentas

* Motivador de tarefas (ênfase as competências e habilidades)

* Coordenador de etapas no controle do cronograma

* Avaliador formativo no decorrer de todo o processo de execução

Alunos:

* Pesquisa específica (de acordo com as tarefas)

* Trabalho colaborativo e participativo (em grupo)

* Interatividade (alunos x alunos. alunos x professores)

* Apresentação (exposição dos resultados)

Escola:

* Divulgação (data, horário, local, período, exposição).

* Espaço Físico (salas, laboratórios, biblioteca, material de apoio).

* Integração (professores, funcionários e alunos).

* Interdisciplinaridade (escola e comunidade)

* Dar suporte de transporte aos alunos até o lixão e a usina de reciclagem.


Sites e bibliografia de apoio:

Sites:

* Apresentação e exposição: http://www.gigabytes.blogspot.com/

* Vídeos: www.youtobe.com

Sugestão de vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=mVnX2ZGlo3k&feature=related

* Documento de compartilhamento: http://docs.google.com/ (Google Docs).

Site de pesquisa:

http://www.setorreciclagem.com.br/modules.php?name=News&file=categories&op=newindex&catid=22

Referências bibliográficas:

BIANCHINI, E.; PACCOLA, H. Matemática. 3ª ed. rev. e ampl.. São Paulo, 2003, volume único.

DANTE, L. R. Matemática. 1ª edição. São Paulo: Ática, 2004. Volume I.

IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R., Matematica. 4ª edição. São Paulo: Atual, 2007, volume único.

SMOLE, K. C.; DINIZ M. I. 5ª edição. São Paulo: Saraiva, 2005. Volume I


Coleta de dados:

* Jornais e Revistas - leitura e análise das informações oferecidas de fatos ou pesquisas através dos gráficos;

* Consulta a sites da web - Informações sobre os principais fatos sobre reciclagem;

* Modelos tarifários – Valor dos materiais recicláveis para a venda.

* Trabalho de campo - Através da pesquisa no local.


Seleção do material:


* Demonstrativos de materiais recicláveis;

* Artigos de jornais e Revistas;

* Noticias atualizada sobre o tema através da web 2.0;


Projeto de campo:


* Fotos;

* Vídeos.


Projeto gráfico:


* Funções Simples e de fácil representação;

* Gráficos Dinâmicos e Estáticos;

* Figuras e Imagens utilizadas no projeto;

* Gerar gráficos relacionados a reciclagem.


Meios para a execução:


* Ferramentas da web 2.0 como Google doc, Blog, youtube e sites;

* Formação de grupos visando uma forma colaborativa aprendizagem;

* Utilização do Laboratório de informática;

* Sala de aula para exposição de questionamentos e orientação;

* Pesquisas em artigos publicados através de jornais e revistas;

* Consulta a sites educacionais e livros;

* Trabalho de campo para visitação.


Avaliação:


Os alunos envolvidos neste projeto serão avaliados formativamente ao longo de todo processo de pesquisa e construção das questões, e também quantitativamente, em uma espécie de defesa do trabalho, no qual defenderão cada um a sua abordagem. Os alunos serão avaliados no blog de acordo com suas colocações decorrentes do andamento do projeto. Vale ressaltar que o processo avaliativo pode sofrer alterações de acordo com as necessidades que surgirem para uma melhor adequação do projeto.



Cronograma:

Data

Recursos

Etapa




Semana I




2 Aulas

Apresentação do projeto

Escolha do tema e formação dos grupos

3 Aulas

Orientações para pesquisas

Escolher as fontes bibliográficas e os sites




Semana II




2 Aulas

Execução do projeto

Coleta de dados nas fontes de

3 Aulas

Execução do projeto

Organização e triagem dos dados




Semana III




2 Aulas

Execução do projeto

Realização das tarefas

3 Aulas

Execução do projeto

Realização das tarefas




Semana IV




Trabalho de campo- visita ao lixão e usina de reciclagem




Semana V




2 Aulas

Entrega das Tarefas

Apresentação das tarefas

3 Aulas

Avaliação

Avaliação das tarefas e do Projeto

A Dinâmica adotada nas aulas, cuja duração será de 50 minutos cada, deve priorizar:

* Realização das etapas de forma colaborativa entre os participantes;

* Discussão e Redação de textos sobre os assuntos.